Conectamos as pessoas à vida no campo simplificando e reduzindo seu esforço no acesso a vivências e experiências autênticas em propriedades da agricultura familiar e agroecológicas proporcionando bem-estar e diversão.
Tudo começou quando fui subir a trilha de Santa Bárbara, em Santa Rosa de Lima, para acampar no Campos dos Padres em Urubici em agosto de 2021. Terê-tê-tê… numa conversa do Maurício Pantaleão com a Lucilene Assing (Secretária de Tursimo de Santa Rosa de Lima), eu me ofereci para escrever o projeto para a proposta de inovação tecnológica para o agroturismo da Acolhida na Colônia.
O Edital era o INOVATUR II da Secretaria de Turismo de Santa Catarina em parceria com a FAPESC em 2021. O Panta fez a pesquisa de campo, visitando as propriedades rurais para coletar as informações necessárias para a elaboração da proposta e eu montei o projeto e com a proposta que elaboramos juntamente com a coordenadora de projetos da Acolhida na Colônia, Daniele Gelbcke.
A dor dos produtores rurais da Acolhida na Colônia a ser resolvido é a dificuldade na gestão de reservas e com o marketing. Período da pandemia dificultou ainda mais e enfraqueceu o agroturismo dos mais despreparados.
Com isso, a solução desenvolvida por nós foi uma solução tecnológica e de amplo alcance de busca por experiências autênticas de vivência no campo e que conecte o agricultor familiar e seu público.
Po isso, um canal de vendas online em formato de plataforma preparada para experiências e hospedagens no agroturismo (www.roteirosrurais.com.br), alinhada com uma boa estratégia de marketing.
Foi um longo caminho de construção de conhecimento. O que me levou a trabalhar dentro do escritório da Acolhida na Colônia a partir de 2022 para reativar a Central de Reservas da instituição. Hoje estamos em plena atividade, mesmo que a plataforma ainda esteja em etapa de finalização:
Alçar o topo desta montanha foi mais fácil que subir a Serra Geral pela Santa Bárbara! rsrs Foram algumas etapas em que colocamos em prática tudo que era necessário para montar um negócio social de impacto social, respeitando os tempos e vivências dos produtores rurais de cada região.
Independente da tecnologia de uma plataforma digital, o modelo de negócio tinha que ser pensado e estruturado de acordo com a realidade da agricultura familiar:
A Acolhida na Colônia é uma rede de mais de 100 Unidades de Produção Familiar (UPF) que tem o objetivo de receber visitantes em suas propriedades, valorizar a agricultura familiar, preservar o ambiente e primar pela qualidade dos produtos que fazem. A plataforma Roteiros Rurais da Acolhida na Colônia busca conectar as pessoas à vida no campo simplificando e reduzindo seu esforço no acesso a vivências e experiências autênticas em propriedades da agricultura familiar e agroecológicas proporcionando bem-estar e diversão.
A visão do negócio social é:
Ser um negócio de impacto social capaz de articulação de roteiros de experiências e vivências no meio rural na Acolhida na Colônia de forma que todas as propriedades sejam beneficiadas respeitando as características e valores da agricultura familiar.
Os valores nos quais acreditamos são…
No fortalecimento da agricultura familiar e na valorização da vida no campo. Na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.
Como começamos a atender, montamos uma estrutura básica e com os devidos registros. Assim como o Cadastur para operar os roteiros rurais da Acolhida na Colônia.